Tema: “Projeto Felipe Arnon / Superação”
Profissionais envolvidos: José Guedes – Sala de Recursos
Wellington Alves – Sala de Recursos
Jefferson Carvalho – Monitor
José Luiz dos Santos - Educador Social
Talita Emily de Vieira – Educadora Social
Cícera da Silva Claudino – Orientadora Educacional
Período: 23/09 a 26/09
Ações desenvolvidas:
- Mostra de fotos, trabalhos e reportagens sobre Felipe Arnon – “Projeto Felipe Arnon vai ao São Paulo”;
- Exposição de reportagem sobre o atleta Alan Fonteles;
- Texto “Inclusão: Um Caminho que Precisa ser Percorrido de Ângela Mari Silveira da Silva;
- Vídeo: Cordas
O tema da Semana da Inclusão do Centro de Ensino Médio 12 em 2014 foi o projeto desenvolvido com o aluno Felipe Arnon que tem paralisia cerebral. O aluno é torcedor do São Paulo Futebol Clube e o seu maior ídolo o goleiro Rogério Ceni. O projeto começou no ano de 2011, idealizado pelo monitor Jefferson Carvalho. Em maio de 2011 com a implantação da Sala de Recursos, o professor José D. Guedes aderiu ao projeto e tornou parte integrante do Plano de Ação. Todas as intervenções assistivas com o aluno Felipe sempre é permeado por situações envolvendo o São Paulo Futebol Clube e consequentemente o Goleiro Rogério Ceni. Com a vinda do time para um jogo em Brasília, os professores do CEM 12, Sala de Recursos e o Monitor se mobilizaram durante uma semana para fazer o encontro do Felipe com o seu ídolo. No dia 10 de setembro, o professor Guedes e o Monitor Jefferson tiveram uma maratona de mais de 18 horas de trabalho, viabilizando a ida ao hotel, entrevista com a imprensa e levando o Felipe e sua família ao jogo do São Paulo no Estádio Nacional Mané Garrincha, resultando como produto final e conclusão do projeto uma mostra de fotos e trabalhos do aluno, que ficou em exposição até o dia 26 de outubro.
Sobre o tema superação foi exposto reportagem do atleta Alan Fonteles do Pará que aos 21 dias de vida foi preciso amputar as duas pernas. Hoje aos 21 anos ele é medalhista de ouro paraolímpico. As histórias do Felipe Arnon e Alan Fonteles foram alvo da atenção dos alunos e interesse sobre pessoas com deficiência.
Com os professores trabalhamos o texto “Inclusão: Um caminho que precisa ser percorrido de Ângela Mari Silveira da Silva. A intenção do texto seria a possibilidade de trabalhar em sala como tema transversal com os alunos.
Foi exibido aos professores e direção o vídeo espanhol “Cordas”com intervenções no turno matutino do professor Guedes e no vespertino do professor Wellington, com o foco de reforçar a importância da adequação curricular e sensibilizar para as ações cotidianas.
Por fim a Semana da Inclusão foi positivamente avaliada pela equipe gestora, professores e alunos.
José D. Guedes
Nenhum comentário:
Postar um comentário